PROGRAMA DE ATIVIDADES 2019

Caderno de Atividades formato PDF - aqui

OBS: Necessário o uso do Adobe Reader para visualizar este arquivo

      Em 2019, partindo da interrogação freudiana do desejo, vamos discur para extrair questões fundamentais do que se manifesta como sintomáco na contemporaneidade. Diante da oferta que há de tantos gadgets para mascarar e obturar a função da falta, como sustentar a interrogação do desejo inconsciente? A falta enquanto função possibilita a arculação da castração como uma lógica, por outro lado, esbarramos com a dificuldade que há pelo fato desses gadgets terem o efeito e a função de fechar a boca do ser falante, aí mesmo onde é necessário sustentar a interrogação do desejo inconsciente.

      Vimos trabalhando com dois níveis de arculação dos conceitos fundamentais de nossa práca: o seminário que chamamos avançado e o curso de formação básica. Contamos, também, com outras avidades que nos aproximam dessas arculações, tais como o cartel, a secção clínica, seminários, grupos de leitura, cursos, jornadas, e outras, nas quais os membros se dispõem à pracar o fazer escola.

      O eixo de ensino da Escola é o Seminário Avançado. Neste ano, trabalharemos o Seminário 17 de Lacan, O avesso da psicanálise, onde ele dá início à lógica do artefato que inventa: os quatro discursos, com seus quatro lugares e quatro termos que estruturam o campo do gozo. Lacan quis que esse campo se chamasse campo lacaniano. A parr desse artefato, situa operações que dizem respeito à nossa práca enquanto discursiva, única maneira para que ela tenha consequências no real da estrutura, uma necessidade lógica que o discurso analíco exige. Isto diferencia a experiência da análise, enquanto experiência da divisão do sujeito, daquilo que se entende classicamente por tratamento analíco. Essa diferença ocorre por nos situar em relação à políca do gozo que tem a ver com o ser falante, que produz um a mais em relação ao ser humano.

      No Curso de Formação Básica, vamos tratar da arculação do conceito de sintoma, que é de ampla abordagem, tem relação com o mal-estar e se apresenta de maneira extensa em vários campos do saber: no da ciência, na medicina, no direito, na economia, na educação, na psicanálise e outros. Na psicanálise, o conceito de sintoma tem sua especificidade e, também, diferentes níveis de tratamento frente às questões que se apresentam numa análise.

      Convidamos àqueles que se sintam tocados pelas questões polícas que tem a ver com o fato de sermos falantes, a vir trabalhar conosco movidos pela lógica e pela éca que Freud e Lacan nos legaram.

Primeiro Semestre: 20 de março a 12 de julho
Segundo Semestre: 05 de agosto a 13 de dezembro

Maiores Informações:

Telefones:
(21) 2704-8448 | 2710-3522

e-mails:
praxislacaniana@globo.com
praxislacaniana@gmail.com

Ou se preferir acesse o link contato