I. Seminário Avançado de Leitura à Letra

“O avesso da psicanálise”
Seminário 17 de Jacques Lacan
Quartas-feiras, 19h30.

      O Seminário Avançado tem, no ensino da escola, o lugar de principal eixo de articulação. Este ano, trabalharemos os quatro (cinco) discursos de Lacan enquanto laços sociais que articulam o campo do gozo em relação à estrutura. Os discursos, enquanto estruturas do significante, articulam a maneira de gozar do ser falante em um campo, que implica a formulação lacaniana de que um significante representa o sujeito para outro significante e deixa um resto, o objeto a.

      Portanto, não há discurso que não seja de gozo, os quais se ordenam segundo uma lógica. O giro dos discursos no artefato lacaniano geram as questões que tem relação com a política do gozo que são fundamentais para a experiência da análise.

      São fundamentais também, os interrogantes que emergem em termos dos impasses e passes na estreita passagem do Édipo, como mito, à estrutura, o que redimensiona a questão do lugar da verdade em relação ao saber como meio de produção: como passar da impotência da verdade ao poder dos impossíveis? Como nos depararmos com a verdade rejeitada em cada um de nós da castração como lógica? Trata-se da possibilidade de nos adentrarmos na prática como discursiva para sustentarmos o inédito da posição freudiana. Convocamos todos à produção.

Coordenação: Antonia Portela Magalhães, Cássia Fontes Bahia, Cláudia Escórcio Gurgel do Amaral Pitanga, Edméa Roque, Gracinda Peccini, Iaci Torres Pádua, Isabel Martins Considera, John Edward Milet Walton, José Augusto Venda, Manuela Fernandez, Maria Auxiliadora Bragança de Oliveira, Maria Isabel Fernandez, Marilu Guerreiro, Regina Maria Medeiros Luz e Sonia Damasceno